quarta-feira, 4 de maio de 2011

Explicando Tvornica, parte 1

Acho que muita gente quando vê eu escrevendo essa palavra, sempre com muito orgulho, se pergunta:  Mas o que raios ele quer dizer com isso?
 Tentarei explicar nessa postagem um pouco do que pra mim representa um grande universo alternativo (ou pelo menos um país alternativo), mas acho que vou demorar pra esgotar o assunto.
Então, para ter mais foco, vou contar a história a partir da criação da primeira versão de Tvornica, em meados do ano 2000.

Tvornica, Sim City 2000 (SNES)
A primeira versão da cidade foi criada quando eu aluguei o jogo Sim City 2000 para Super Nintendo (SNES).
Quando joguei, fiquei entusiasmado com a possibilidade de criar uma cidade do jeito que sempre imaginei.  Então, decidi planejar uma cidade em um mapa com um lago quadrado no meio.
Tvornica no Sim City 2000 Do Super Nintendo.  Não é a Original. Esse print foi tirado de um emulador, em um console portátil PSP. Note a ponte pensil, a prefeitura, a delegacia de polícia e o corpo de bombeiros.

Só que eu tive que devolver o jogo, e como ficar alugando sempre não era legal (além de gastar muito dinheiro, a locadora era longe), eu resolvi tentar comprar o jogo.

Não consegui.
Mas durante anos fiquei planejando como seria a cidade, fazendo desenhos, criando culturas, tudo isso sem nenhum jogo ou outro software.
finalmente quando comprei meu Playstation pude colocar minhas idéias em prática.

Tvornica, Sim City 2000 (PS1)
Quando comprei o Playstation, já tinha em mente so primeiros jogos que iria comprar:
Gran turismo 2 e Sim City 2000.   Dito e feito.
No PS1, eu consegui aplicar todos os elementos que havia criado e também criar outros.
Não vou falar muito dessa fase, pq não tenho fotos de Tvornica no PS1, mas deve ter sido onde  eu mais joguei Sim City até hoje.

Tvornica, Sim City 3000 (PC)
Finalmente com um computador eu pude dar mais asas para a cidade.
Mas apesar de eu achar o mais divertido e maleavel jogo da série, acho que não houve tanto desenvolvimento, talvez pelo pouco tempo que passei jogando. Enfim, uma foto da Tvornica verdadeira do meu SC3000:

Tvornica no Sim City 3000.  Pena que não saiu no print o famoso lago, mas podemos ver a área da universidade, do Hospital e da estação.


Falar de Tvornica no SC4 é algo mais contemporâneo e complexo, então vou precisar de no mínimo mais um post completo.

Mas basicamente, essa é a história "física" de Tvornica. No próximo começarei a falar da história da cidade em si.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário