quarta-feira, 11 de maio de 2011

Golfier=Fuzzy: Comentários do diretor - 0003

Como tá complicado de fazer a segunda parte da série sobre Tvornica, sigo com a série de Golfier-Fuzzy.
Agora é a parte onde aparece a segunda banda de Milkian (e Ralph).

-The Redligths-

1964 - Alguns meses depois, numa tarde qualquer, estavamos eu, o Ralph e Billy Molina, que também tocava violão, tocando qualquer coisa, quando me aparece Jake Derrit.
 Essa parte é totalmente inspirada na minha "banda" que tive. Comentarei fatos que aconteceram de verdade.
Essa de ficar tocando violão na calçada é um deles.
Explicando Billy Molina:  Billy é mais um guitarrista. Acaba saindo da Banda depois do primeiro disco.
Inspirado em um ex integrante da minha banda.

Jake: -Boa tarde, Aqui mora Mikhail Milkian, da banda Golden Tiades?
Mil: -Sim, sou eu. E é Golden Diodes...


Jake: -Boa tarde, Aqui mora Mikhail Milkian, da banda Golden Tiades?
Mil: -Sim, sou eu. E é Golden Diodes...
 O Jake nunca sabe direito o nome das coisas...
Explicando Jake Derrit: Jake é um produtor e músico da gravadora Cellit.  Estava interessado em achar uma nova banda de rock para a gravadora Cellit e em dar uma "lição" em uns desafetos.
Mais um personagem inspirado em um ex integrante da minha banda.


Jake: -Já temos bons artistas de Blues, como o Johnny Crimson...
Explicando Johnny Crimsom: É um cantos de Blues, que depois acaba se envolviendo em crimes. Não é muito importante para o enredo.


Jake: ...mas precisamos de artistas de Rock'n'roll. A maioria está contratada por outras gravadoras, mas ouvi dizer que a Golden Diodes não tem contrato.
Mil: -Mas a banda acabou depois da saída de alguns integrantes.
Só explicações...

ake: -Mas aqui já temos três músicos, o suficiente para formar uma nova banda.
Milkian: -Só cantamos e tocamos guitarra...
Jake: -Pode deixar. Eu mesmo posso tocar baixo e posso conseguir um baterista.
(jake estava mesmo comprometido em formar uma banda, depois saberão porque.)
...e mais explicações. 



Enstava formada (bem, mais ou menos formada, nem conheciamos o baterista!)uma das principais bandas de Tvornica:
Jake: -Qual o nome da banda, Golden Tiades mesmo?
Mil: -Era Diodes! Golden Diodes!
Billy: -Esse é ruim. Coloca outro!
Ralph: -Escolhe um Milkian!
Mil: -Ok!
...
-The Redligths!
Aqui temos a escolha do nome da nova banda.


Cellit

Fomos até a gravadora, onde fariamos nossos primeiros ensaios.
Ralph: -Aqui é o estúdio?
Mil: -é o novo prédio da Cellit na cidade. Estúdio e gravadora.
Billy: -quem sabe um dia ainda gravamos um disco...
Sobre a gravadora Cellit: A gravadora, com sede em Port Edwards era uma das principais do país, e agora tinha aberto uma filial em Tvornica. Esse prédio eu fiz inspirado no antigo prédio da gravadora Continental, na avenida do estado, em São Paulo, em que eu passava em trente praticamente todos os dias.

O prédio que me inspirou:


Exibir mapa ampliado

 francamente, essa cor verde é horrível!

O nome "Cellit" surgiu por causa da gravadora do Who nos anos 60, a Decca.
"Deca", com um único C, é uma marca de coisas de banheiro no Brasil. Então, apliquei uma variação de uma outra marca, "Celite"!


Atendente: -Boa Tarde! Em que posso ajudá-los?
Mil: Somos da banda que vai ensaiar hoje.
só partes de ligação...


Atendente: -Certo. Jake logo vai descer e levá-los para o estudio.
Mais partes de ligação.
Definitivamente, meu estilo é mais cinematográfico do que literário.



O Billy, como sempre, ficou paquerando a atendente...
Billy: -Nossa, como vc está bonita.
Atendente: -Obrigada!
Ele sempre paquerava as garotas.
Ainda bem que ele some depois, quando aparecem as garotas...


Logo o Jake desce no elevador:

Jake: -Ok, estão aí. O estúdio é lá em cima. Sigam-me.
ligação...

Ralph: Olha quem está saindo do Estúdio...
Mil: É o Billy Crimson!
Só pra mostrar o Billy Crimsom mesmo.


já dentor do estúdio, fomos apresentados ao nosso baterista.

Jake: -Este é flavio Djeri, ele será nosso baterista.
De onde tirei esse nome...
Explicando Flavio Djeri: Flavio, como Jake, é produtor e musico da gravadora Cellit. Ele fica responsável pela bateria da banda Redligths.  Inspirado em um ex integrante da minha banda também.


Jake: -então, o que vamos tocar?
Mil: -Bem, podemos começar nosso ensaio tocando algo que todos saibam. Que tal Twist and Shout?
Logo Ralph tocava os primeiros acordes e o resto da banda acompanhava.
É a primeira musica que me veio na cabeça.

Ficamos ensaiando por cerca de duas horas, até que jake interrompe dizendo:
Ligação.



Jake: -Agora temos que assinar o contrato, porque o chefe vá embora, as 5h.

Ralph: -CONTRATO?

Jake: É, nós conseguimos tocar rock, não é? então podemos ser já uma banda.
Depois, claro, ensaiaremos mais, e assim melhoramos com o tempo.

(Como disse antes, Jake estava realmente comprometido em formar uma banda.)
O Jake não tá nem aí pra nada, ele quer mesmo é ter uma banda de rock na filial de Tvornica da gravadora.


Lá fomos nós para o escritório do Sr. Renato, o presidente regional da gravadora Cellit.
Sr. Renato, só um tapa buraco...


Muita emoção na assinatura do nosso contrato.

Sr. Renato: -Quem é o lider?
todos, de forma desordenada: -É o Mikhail.

Eu era o compositor, vocalista e segundo os caras, o líder da banda.
Eu nunca fui muito de querer ser lider, não tenho carisma pra isso, mas acho que como eu "mandava" na sonoridade da banda, eu era o lider.

Sr. Renato: -Parabéns, e e seja bem vindo à Cellit. Desejo-lhes muito sucesso!
Aqui eu me inspirei em mim mesmo e no que os caras na banda que eu cantava achavam.


Então depois de muitos ensaios, gravamos um Single (ou compacto, um disquinho com apenas duas musicas). Não chegou a ser um fenômeno, mas até que vendeu bem para uma banda estreante.

Adorei criar o simbolo da gravadora Cellit!
clique aqui para saber mais sobre o disco compacto



E fizemos nosso primeiro show na Port Edwards Culture Fest, em dezembro de 1964.

Aliás, foi em Port Edwards que fizemos nossa maior apresentação...
Uma prévia da próxima parte apenas.
Inclusive falarei mais desse festival nela. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário